Dia D contra gripe será neste sábado, 12 de maio

Neste sábado, 12 de maio, a partir das 8h, unidades básicas de saúde em todo o município farão o Dia D contra gripe.

A gripe é um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B). Seus sintomas são: febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Em caso de suspeita de influenza, é necessário procurar uma unidade de saúde. Até o momento, mais de 1500 pessoas já foram vacinadas. A vacina estará disponível até dia 1 de Junho e no dia 12 de maio, sábado, acontecerá o Dia D contra a gripe.

Quem pode tomar vacina contra gripe?

Pessoas com mais de 60 anos;
Portadores de doenças crônicas;
Gestantes;
Mães no pós-parto;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Portadores de condições especiais;
Professores;
Profissionais da saúde.

Horários dos Postos no Dia D contra gripe:

Jardim Nova Era – 8 às 17h

BNH – 8 às 17h

Cascata – 8 às 13h

Sabugo – 8 às 17h

Guarajuba – 8 às 17h

Chacrinha – 8 às 17h

Leão XIII – 8 às 17h

Amapá – 8 às 17h

Policlínica do Centro – 8 às 17h