Dia D contra o Sarampo: Unidades de Saúde abrem este sábado para vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vai começar! Hora de se proteger!

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5 346 casos de sarampo no Brasil.

É importante destacar que o sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Além do controle do Sarampo, a vacina tríplice viral também previne a caxumba e a rubéola. Por isso, em Paracambi, a campanha vai ocorrer no dia 19 de outubro, nas seguintes unidades:

— MSC JARDIM NOVA ERA/ 8h às 17h
— MSC 1° DE MAIO/ 8h às 17h
— MSC SABUGO/ 8h às 17h
— MSC GUARAJUBA/ 8h às 17h
— MSC CHACRINHA/ 8h às 17h
— MSC LEÃO XIII/ 8h às 17h
— CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE COLETIVA/ 8h às 17h
— MSC AMAPÁ/ 8h às 13h
— MSC CABRAL/ 8h às 16h
— MSC CASCATA/ 8h às 13h
— MDC KM 09/ 8h às 13h
— MSC PONTE COBERTA/ 8h às 13h
— UBS MUTIRÃO/ 8h às 13h
— UBS BOM JARDIM/ 8h às 13h
— UBS PACHECO/ 8h às 13h

Entenda como funcionará a vacinação em nossa cidade:

Durante o mês de outubro e novembro teremos a campanha de vacinação de forma seletiva que será realizada em 02 etapas:

1 etapa – De 07/10 a 25/10

Será realizada a vacinação das crianças de 06 meses a menores de 5 anos de idade ( 04 anos , 11 meses e 29 dias ), o dia D da mobilização será no dia 19/10.

2 etapa – De 18/11 a 30/11

Será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade . O dia D da mobilização será dia 30/11.

Informações Complementares

1. A campanha é seletiva só para quem não foi vacinado
  2. não é necessário dose extra,
  3. Importante seguir o esquema vacinal de rotina mediante o cartão de vacina.
  4. Crianças com até 9 meses de idade não poderão ser vacinadas com a dose comum.
  5. A pessoas que for alérgica a proteína do leite de vaca (tanto adultos como crianças), também não poderá ser vacinada com o loto disponibilizado.

Não deixe que doenças já erradicadas no país voltem. Vacine-se!

Não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo serão 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação. Paracambi não vai deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças! Lembrem-se que a saúde não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, das secretarias, dos profissionais e dos médicos. Mas sim de todos nós.

Mantenham o cartão de vacinas atualizado!