Dia da Diretora Escolar: entrevista com Fátima Mesquitella

A professora de Geografia Fátima Mesquitella é diretora da Escola Municipal Phirro do Valle há 16 anos e falou para a Prefeitura de Paracambi sobre alguns desafios e lições da direção escolar.

Fátima Mesquitella é professora da rede municipal de educação há 40 anos. Professora de Geografia, começou a carreira na Escola Roberto Silveira, quando ainda funcionava onde hoje é o Hospital Municipal Dr. Adalberto da Graça. Passou pelas escolas Carlos Nabuco e Nicola Salzano e, há 16 anos, está à frente da Escola Municipal Hortência Phirro do Valle. Pelo longo e belíssimo trabalho desenvolvido, a diretora foi escolhida para responder algumas perguntas da Prefeitura de Paracambi pelo dia 12 de novembro, quando é comemorado o Dia do Diretor Escolar. Confira a entrevista:

Prefeitura de Paracambi: Quais são os maiores desafios na direção de uma escola?
Fátima Mesquitella: O principal desafio é fazer primeiro o ambiente com a comunidade; fazer um bom trabalho pedagógico, para que os nossos alunos colham frutos e, claro, manter uma boa equipe para termos um bom funcionamento na escola.

PMP: Quais são as principais lições que você aprendeu estando à frente do Phirro do Valle?
FM: Nesses 16 anos na direção, aprendi como é importante manter um bom relacionamento com a comunidade, além de tornar a escola um espaço mais inclusivo. Outra lição importante é saber ouvir o profissional antes de qualquer decisão, conversar com os pais e alunos, saber o que eles desejam para a educação. Essas interações são essenciais para criar os nossos planejamentos. Tudo isso é um aprendizado muito bom para o nosso dia-a-dia.

PMP: O que você sonha para a educação do município?
FM: Estou há 40 anos na Educação e, como todo professor, sonho em ver nossa categoria sendo valorizada. Além disso, sonho que a qualidade da nossa educação seja mantida, porque Paracambi tem um destaque, é muito bem qualificada.

PMP: Deixe um recado para as outras diretoras pelo dia 12/11.
FM: Um abraço para todas as minhas colegas, guerreira,s pois não é fácil assumir uma direção. E independente de crise, vejo que todas estão empenhadas em fazer o melhor, defendendo o pedagógico, o aluno, o profissional. Todas são muito comprometidas. Deixo um abraço e um beijo no coração de todas elas.

Ser diretor é assumir um grande desafio, uma aposta alta na vida de tantos alunos e profissionais. A Prefeitura de Paracambi parabeniza a todas as diretoras escolares pelo seu dia com a certeza que todas desempenham trabalhos grandiosos na vida da comunidade que pertencem. Parabéns!

ATENÇÃO!

Há informações importantes sobre mudanças no sistema de Imposto Sobre Serviços (ISS) do Município de Paracambi

Leia a respeito das mudanças aqui

%d blogueiros gostam disto: