Postos de Saúde de Paracambi vacinam contra Febre Amarela

Nove unidades básicas de saúde estão vacinando contra Febre Amarela em Paracambi. Confira a lista de postos e as regras para se vacinar.

A Secretaria de Saúde está vacinando contra a Febre Amarela em nove postos de saúde de Paracambi, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. As unidades são: Centro, Jardim Nova Era, 1º de Maio (BNH), Sabugo, Guarajuba, Chacrinha, Amapá, Cascata e Leão XIII. Para se vacinar, basta levar o cartão de vacinação.

Regras de vacinação contra a Febre Amarela

A vacina está indicada para todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação. Pessoas com imunossupressão, ou seja, pessoas que por alguma razão estejam com o sistema imunológico comprometido por quaisquer doenças ativas e/ou pelo uso de quaisquer medicamentos que levem à imunodepressão – como quimioterápicos ou corticoides em altas doses; gestantes; pessoas alérgicas ao ovo; e bebês com menos de 6 meses, não devem receber a vacina.

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina da Febre Amarela são os mesmos das outras vacinas: um pouco de dor no local da aplicação, dor no corpo, febre e mal estar. Importante lembrar que nem todas as pessoas apresentam estes sintomas.

Em 2017 o Ministério da Saúde retirou a indicação de reforço da vacina contra febre amarela. Dessa forma, uma única dose protege para a vida inteira. A única exceção é para as crianças de 9 meses a 5 anos de idade. Quem recebeu uma dose neste período deve receber um reforço depois dos 5 anos.

Transmissão e sintomas da Febre Amarela

A Febre Amarela é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a febre Chicungunha e o Vírus Zika. Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômen e na lombar). A febre amarela caracteriza-se pela ocorrência de febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, prostração e vômito com sangue. A diarreia também surge por vezes. Procure um médico em caso desses sintomas.

As prevenções são as mesmas que já tomamos contra a Dengue. Você pode ajudar a combater a Febre Amarela não deixando água parada em pneus, caixas d’água, cisternas e vasos de planta, por exemplo.

Diferente do que muitos propagam, o macaco não transmite Febre Amarela. Assim como o humano, ele é só mais uma vítima. Caso veja um mico ou macaco morto, acione a Unidade de Vigilância Zoonoses, através do telefone 2683-2529.

Se prevenir ainda é o melhor remédio. Vacine-se!

Para mais informações: Secretaria de Saúde

101 Whatsapp Logo Png Transparent Background 2020 [Free Download]