Vacinação contra gripe Influenza será realizada de casa em casa.

A vacinação contra Influenza será realizada a partir do dia 23/03/2020 e uma equipe exclusiva da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando a vacinação itinerante, o que significa que iremos até a sua casa para realizar a vacinação. Nosso objetivo com isso é vacinar toda a população alvo da campanha sem causar riscos à população.

Importante: Neste primeiro momento somente Idosos e Profissionais da Saúde serão vacinados, pedimos por isso a ajuda de todos levando a informação ao máximo de pessoas, para que não sejam gerados pânicos desnecessários. É importante ressaltar que todos serão vacinados e não há risco da vacina acabar.

Dentre as estratégias apresentadas pelo Ministério da Saúde, a cidade de Paracambi adotará as seguintes medidas:

1 – Organização das UBS mantendo escalas de trabalho flexíveis a fim de garantir o quantitativo de profissionais necessários para assegurar o acesso da população à vacina durante todo o horário de funcionamento do serviço.
2 – Ampliação da força de trabalho para vacinação a fim de evitar a formação de filas e aglomerações na unidade ou em qualquer local de vacinação.
3 – Realização da vacinação domiciliar, especialmente para aqueles com dificuldade de
locomoção, idosos, acamados entre outros.

Na prática, as ações descritas acima serão realizadas da seguinte forma:

– Atendimento nas Unidades de Saúde: As Unidades de Saúde que possuem sala de vacinação estarão realizando busca ativa na circunvizinhança, da população público-alvo do período em questão, neste primeiro momento, idosos e acamados. Informamos que a Busca Ativa significa que nossos profissionais irão até a sua residência buscando por pacientes que se enquadrem no público alvo.

– Vacinação Itinerante: Uma equipe composta por 10 pessoas, 3 motoristas, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e 2 auxiliares administrativos, percorrerão em 3 carros todas as principais ruas e bairros da cidade de Paracambi durante todo o período de campanha da vacinação conforme o calendário indicado para o público alvo em questão.

A vacinação itinerante será iniciada nesta segunda feira (23/03/2020) no bairro de Lages, especificamente na Rua 10, após a conclusão deste bairro, todos os demais bairros serão também contemplados respeitando todo o cronograma de vacinação em vigor. Diariamente estaremos divulgando as ruas que estarão recebendo a equipe de vacinação.

Importante ressaltar que além da vacinação itinerante todas as Unidades Básicas de Saúde alocadas nos bairros de Paracambi estarão, de forma gradativa, realizando também a visita domiciliar nas suas redondezas, então se você mora próximo à um Posto de Saúde aguarde a visita de nossa equipe à sua residência.

Reforçamos ainda que é muito importante que TODOS os moradores devam permanecer dentro de suas residências, saindo de suas casas apenas em casos de emergência. Não é necessária compras excessivas de abastecimento de comida e remédios, pois estes tipos de serviço continuarão em atividade para atender as necessidades da população.

Em caso de dúvidas sobre o novo coronavírus, o Centro de Operações de Emergência em Saúde está disponível para atendimento. Entre em contato com a gente pelo telefone (21) 2683-0187 ou pelo e-mail coepbicovid19@gmail.com