Projetos

  • Ballet Municipal Canto do Curió

O Ballet Municipal Canto do Curió é um projeto que conta com 11 professores de dança das modalidades: Baby Class, Dança do Ventre, Dança Cigana, Jazz, Street Dance e Dança Ministerial. Atualmente o projeto conta com 700 alunos e possui atividades em horários diferentes de segunda a sexta.

Local: Fábrica Brasil Industrial
Contato: (21) 2683-5163

 

  • Cia Municipal de Teatro

A Companhia Municipal de Teatro oferece cursos gratuitos de teatro básico e intermediário como forma de experimentação, onde crianças, adolescentes e adultos tem a oportunidade de participar de cursos gratuitos oferecidos pela cia. através da Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura. Para quem deseja ser profissional, em parceria com a Cia Faces, é ofertado curso avançado, possibilitando a retirada de registro profissional no término. Além dos cursos, a companhia também faz teatro nas escolas do Município com os mais variados temas, sempre acompanhado de um bate papo com os alunos no final. A cia ainda realiza alguns eventos pontuais no Município, como festival de cinema, festival de teatro, almoços beneficentes e trazendo para a cidade espetáculos de circulação que são totalmente gratuitos para todos.

Local: Fábrica Brasil Industrial
Contato: (21) 2683-5163

 

 

 

 

 

  • CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a família e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, (PSC e LA)). O CREAS tem como objetivo: Contribuir para proteção imediata, fortalecer as redes sociais de apoio às famílias e usuários, incluir as famílias no sistema de proteção e políticas públicas, prevenir agravamento, reduzir a incidência de violação de direitos e sua reincidência, favorecer o acesso a direitos socioassistenciais e a reparação de danos.

Local:Rua Dr. Soares Filho nº 125 – Centro
Contato: (21) 3693-3074

 

  • CRAS – Centro de Referência da Assistência Social

É a porta de entrada para a rede socioassistencial do território, local em que as famílias são acolhidas, onde estão disponibilizados serviços de proteção básica e são realizados os encaminhamentos necessários. É feito atendimento e acompanhamento integral à família, visando fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços e, promovendo assim, o acesso e o usufruto de direitos que contribuem para uma melhoria de qualidade de vida. Contribui para a superação da situação de vulnerabilidade, promove acessos a benefícios, programas e transferência de renda, através do CAD ÚNICO e as demais Políticas Públicas setoriais.

Local: Rua São João nº 50 – Guarajuba
Contato: (21) 3693-2887

 

  • AICA – Acolhimento Institucional para Crianças e adolescentes

O Acolhimento Institucional, anteriormente denominado abrigamento em entidade, é uma das medidas de proteção previstas pela Lei Federal nº 8069/1990 (ECA) e aplicáveis a crianças e adolescentes sempre que os direitos reconhecidos naquela lei forem ameaçados ou violados.
Trata-se, portanto, de uma medida que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar.

Local: Rua Bom Pastor, s/n – Guarajuba
Contato: (21) 3693-5039

 

  • CEPOMP – Coordenadoria Especial de Política para Mulheres de Paracambi 

Este serviço visa promover os direitos das mulheres, coibir a violência, promover mudança de comportamento social levando em pauta a discussão de gênero, criando espaços de discussão acerca da Lei Maria da Penha. Promove também conquista no espaço político, administrativo e social, visando o empoderamento da Mulher na esfera governamental.

Local: Rua São Paulo S/N – Guarajuba
Contato: (21) 3693 – 4685

 

  • CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher 

Oferece atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência e descriminação de gênero. As ações do CEAM visam o fortalecimento das mulheres para superação de violência e o resgate de seus direitos e cidadania.

Local: Rua São Paulo S/N – Guarajuba
Contato: (21) 3693 – 4685

 

  • Escola de Música Nogueira do Trombone – Núcleo Villa Lobos

O projeto tem com objetivo despertar a percepção musical na idade Infantil, formação de novos músicos, além de implantação de música nas escolas e formação de bandas e corais no município. A idade mínima para se inscrever é 4 anos.

 

  • Pré-técnico Municipal de Paracambi

Prepara os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental para os processos seletivos que a rede pública oferece na última etapa da educação básica, ou seja, ensino médio – formação geral ou ensino médio – formação tecnológica, sem perder o foco do cidadão participativo é capaz de tomada de decisões. Futuramente teremos profissionais qualificados e preenchendo vagas de emprego de empresas instaladas em nossa cidade e sendo assim mais giro de capital em nosso Município. A permanência maior do aluno na escola é outro fator importante para o pai que trabalha o dia todo, acaba sendo uma despreocupação em saber que o seu filho não se encontra na rua.

 

  • Projeto Leitura

Desenvolve a capacidade de ler e escrever como forma de apropriação de mundo, despertando o gosto pela leitura e conscientizando sobre sua importância e influência na construção de um indivíduo competente e atuante capaz de transformar a realidade em que vive. Estimula e possibilita a participação dos alunos nos encontros de leitura e incentivando o desenvolvimento de seus talentos. O projeto atende alunos da Pré-Escola até o 9º ano.

 

  • Brinquedoteca

Proporciona uma maior e melhor utilização do espaço, oferecendo a comunidade, principalmente aos nossos alunos e professores, mais um suporte de aprendizado, voltado para o lazer e o lúdico. Esperamos transformar a brinquedoteca num lugar especial onde o aprendizado seja prazeroso, além de ser também um lugar de descoberta de talentos. Espera-se que a brinquedoteca se torne um espaço não apenas de aprendizado e diversão, mas que nossos munícipes possam ter mais um suporte acadêmico para pesquisa, estágios e trabalhos, voltado para o resgate do lúdico. Diante de um mundo tão digital, sentimos a necessidade de oferecer aos nossos alunos um espaço onde tenham oportunidades de aprender a valorizar brinquedos e brincadeiras. E que através destes, possam manusear, construir e explorar sua imaginação, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social. O projeto atende alunos da Creche, Pré-Escola, 1º ao 3º ano e estudantes da Educação Inclusiva.

Mais informações sobre os projetos da Secretaria de Educação: Rua Alberto Leal Cardoso, s/n – Centro.

Contato: (21) 2683-2853 / 3693-3082

 

 

 

 

 

 

  • Eu quero mais é viver

A Secretaria da Terceira Idade oferece aulas gratuitas de ginástica e zumba (esta para todas as idades) em pontos espalhados do município. Os documentos necessários para a participação do projeto são: RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico. As inscrições serão feitas nos núcleos e na Secretaria da Terceira Idade. Os horários e locais do projeto são:

Zumba:
Praça da Fábrica – Centro: 2ª e 4ª Feira, das 18h às 19h
Praça do Miro – Lages: 4ª e 6ª Feira, das 7h30min às 8h30min

Ginástica (3ª idade):
Praça Cara Nova – Centro: 3ª, 4ª e 5ª Feira, das 7h às 8h30min
Praça do DETRAN – BNH: 3ª e 5ª Feira, das 7h às 8h
Praça do Miro – Lages: 3ª, 4ª e 5ª Feira, das 7h às 8h30min

 

 

 

 

 

 

  • Crescendo Juntos

O projeto Crescendo Juntos da Secretaria de Meio Ambiente propõe o plantio de uma muda em homenagem a uma criança de Paracambi. Para que uma árvore seja plantada em nome de uma criança, os pais ou responsáveis deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente se informar acerca do procedimento necessário para a homenagem. Lembrando que será estudada a espécie da planta e a viabilidade de seu plantio na área desejada.

Contato: (21) 2683-1897

meioambiente@paracambi.rj.gov.br