III FÓRUM DE SAÚDE MENTAL DE PARACAMBI

No dia 28 de julho aconteceu o 3º Fórum de Saúde Mental no auditório do instituto Federal do Rio de Janeiro na rua Sebastião de Lacerda s/n – Fábrica do Conhecimento, Paracambi – RJ. Que teve como tema: “O Manejo da Rede com crianças e adolescentes em situação de risco”, que tem por objetivo promover um espaço de debate Intersetorial sobre o cuidado e atendimento a crianças e adolescentes. A Intersetorialidade pode ser entendida como articulação de saberes e experiências com objetivo de chegar a resultados integrados. Desta forma, profissionais especialistas em determinadas áreas, passam a atuar de forma coletiva com objetivo de proporcionar um atendimento integral. O cuidado deve acontecer no território, isto é, espaço onde cada pessoa se insere e dispõe de referências socioculturais. É o espaço que excede a dimensão física, sendo lugar de vida, de interação. Para que esse cuidado seja integral, é necessário que todos os serviços disponíveis estejam articulados e integrados. O evento organizado pelo Programa de Saúde Mental, contou com a participação de profissionais envolvidos na rede de atendimento em saúde e saúde mental, educação, assistência social, Esporte e Conselho Tutelar. É um passo importante rumo a um manejo mais eficaz e eficiente das diversas situações que se apresentam relacionadas à infância e adolescência, sobretudo no contexto escolar. Isso mostra a preocupação do município com saúde, não só mental mas de todo o setor da Saúde indiferente da idade do nosso município, a prova disso é que tivemos não muito tempo a Conferência de Saúde Mental Municipal, a Conferência Municipal de Saúde e neste dia o III Fórum de Saúde Mental. A mesa de abertura foi formada por: Prefeita de Paracambi Lucimar Ferreira, Secretário de Saúde de Paracambi Diego Xavier, Vice- Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paracambi Manoel Luiz dos Passos, Jonathan Chistian S. de Souza Coordenador do Programa de Saúde Mental de Paracambi e Júlia Xavier responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Saúde Mental de Paracambi.

O Conselho Municipal de Saúde de Paracambi se fez presente através do Secretário-Executivo Edilson Machado, Conselheiro Charles de Deus e do Vice-Presidente Manoel Luiz dos Passos, representando o Presidente Rodrigo Boa Nova que se fez ausente por conta da sua agenda. Esteve presente também Sua Excelência a Sra. Prefeita de Paracambi Lucimar Ferreira e o Secretário de Saúde Diego Xavier. Juliete Correia Massambane (Pedagoga Pós-graduação em pedagogia e gestão educacional Superintendente pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Paracambi); Priscila Heusner Gonçalves de Souza (Psicóloga – UFRRJ Especialista em Psicologia Hospitalar – INI/ FIOCRUZ Mestra Mestra em Saúde Pública na Área de Política, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde – ENSP/FIOCRUZ Pós-graduada em Saúde Mental Infantojuvenil – CENAT Psicóloga do CAPS III Gilberto Silva dos Santos de Maricá Preceptora de estagiários de psicologia da Universidade de Vassouras).

Quero em nome do Conselho de Saúde de Paracambi, parabenizar a todos os responsáveis pela organização do evento em especial a prefeita Lucimar e Secretário de Saúde Diego Xavier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *