Evento  alusivo ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose.

Evento organizado pela Gerência de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (GERT/SES-RJ), realizado no dia 10 de agosto das 8h30 às 17 h no  Auditório do Hospital Federal dos Servidores do Estado, rua Sacadura Cabral, 178 – Saúde, Rio de Janeiro – RJ; em alusão ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose. Uma oportunidade para implementar a mobilização social em relação a tuberculose e também para divulgar experiências exitosas nesse campo para os profissionais de saúde e ativistas, esta é a importância de datas como o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, comemorado em 6 de agosto. A sociedade em geral e muitos profissionais de saúde, em particular, não se conscientizaram ainda da importância da tuberculose no Brasil e no mundo”, sendo que o Brasil é um país endêmico de tuberculose – é o vigésimo dos 30 países com maior número de doentes no mundo. Essa doença bacteriana, altamente infecciosa e que tem entre os principais sintomas a tosse marcante e persistente.

                                                   

Estiveram presentes dos 92 municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro 7 municípios e dentre eles a nossa equipe foi selecionada para apresentar as nossas experiências exitosas no enfrentamento da Tuberculose no estado do Rio de Janeiro e Paracambi foi muito bem representado. Tivemos um total de 27 inscrição, sendo 19 realizadas em municípios e 08 realizadas no Sistema Prisional. Os municípios escolhidos foram: Itaboraí, Itaperuna, Teresópolis, Volta Redonda, Japeri, Magé e Paracambi.

Na mesa de abertura esteve presente:

Mario Sérgio Ribeiro: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (2003). É Especialista e Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. É Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ.

Fernanda representante do Ministério da Saúde e o representante da Pan-americana de Saúde. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Representante da SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária).

“NÃO TENHO COMO ENCERRAR ESSA EDIÇÃO SEM COMENTAR A ATITUDE DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MAGÉ, Dra. LARISSA MALTA STARTE FERREIRA, QUE DEMONSTROU SUA HUMILDADE E PARCERIA COM SUA EQUIPE, QUANDO ELA MESMA TIRAVA FOTOS DA APRESENTAÇÃO DA MESMA.”

                      “Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais!”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *