LEI COMPLEMENTAR Nº 1.516, DE 24 DE MARÇO DE 2021

 

Estado do Rio de Janeiro
Município de Paracambi
Gabinete do Prefeito(a)

 

 

 

 

“Altera as leis complementares municipais nº 1.383/2019 e 1.452/2019 para transferir atribuições da secretaria de planejamento para secretaria de finanças”

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE PARACAMBI, Estado do Rio de Janeiro, aprovou e eu, PREFEITA DO MUNICÍPIO, sanciono a seguinte Lei:

Art.1º – As atribuições relativas a elaboração e alteração da Lei Orçamentária Anual,
inclusive quanto a abertura de créditos adicionais, passam para a Secretaria de Finanças.
Parágrafo único – As atribuições relativas a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), permanecerão na Secretaria de Planejamento.
Art. 2º – Diante do disposto no artigo anterior, a Divisão Municipal de Planejamento e Orçamento passa a integrar a estrutura da Secretaria de Finanças, com as seguintes atribuições:
I – coordenar, consolidar e supervisionar, em articulação com as Secretarias Municipais, a elaboração da Proposta Orçamentária do Município, compreendendo os Órgãos e Unidades da Administração Direta e Indireta;
II – elaborar o projeto de Lei do Orçamento Anual do Município a ser encaminhado anualmente ao Poder Legislativo, bem como projetos de leis para autorização de abertura de créditos adicionais e minutas de decreto para abertura de créditos adicionais;
III – propor revisões e adequações ao Plano Plurianual do Município;
IV – estabelecer a classificação funcional, institucional, da receita e despesa, de acordo a legislação em vigor;
V – acompanhar a execução orçamentária da Administração do Município em todos os seus níveis administrativos;
VI – elaborar minuta de decreto para dispor sobre a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso das Unidades Gestoras.
VII – executar atividades afins determinadas pelo superior imediato.
Parágrafo único – Fica transferido para a estrutura da Secretaria de Finanças o cargo de Superintendente da Divisão municipal de Planejamento e Orçamento – símbolo CC-1, cargo em comissão de livre nomeação e exoneração da Chefe do Executivo, com as seguintes atribuições:
I – participar da implantação das atividades da Secretaria;
II – distribuir, dirigir e controlar os trabalhos das Divisões que lhe são diretamente subordinadas;
III – promover a articulação permanente das unidades sob sua responsabilidade com as demais unidades da Secretaria, visando uma atuação harmônica e integrada na consecução dos objetivos do órgão;
IV – controlar a frequência dos servidores lotados nas unidades sob sua responsabilidade.
V – referendar atos e pareceres técnicos emitidos pelas unidades que lhe são diretamente subordinadas;
VI – propor ao Secretário a realização de cursos de aperfeiçoamento e reciclagem de seu pessoal, bem como indicar as necessidades de pessoal para o Departamento.
VII – requisitar material de consumo, conforme as normas e regulamentos pertinentes;
VIII – definir as especificações técnicas do material e do equipamento utilizados pelo Departamento, com intuito de assegurar a aquisição correta pela unidade competente;
IX – cumprir e fazer cumprir as normas, regulamentos e demais instrumentos de serviço;
X – exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções e que lhe forem atribuídas pelo Secretario.
Art. 3º – A Lei Complementar nº 1.383/2019 passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º – Secretaria de Planejamento, órgão integrante do Poder Executivo do Município, tem por finalidade elaborar, coordenar e acompanhar o planejamento municipal, incluindo o planejamento urbano com a implementação do Plano Diretor e controle das ações urbanísticas, de expansão do perímetro urbano, e da ocupação e uso do perímetro urbano, com o auxílio das demais Secretarias; coordenar a elaboração das peças orçamentárias do município (exceto LOA) e dos projetos de saneamento básico; coordenar a elaboração e execução de programas e projetos habitacionais e de regularização fundiária, bem como coordenar e monitorar os procedimentos relacionados à captação de recursos e a celebração convênios de interesse da Administração.
§1º – São atribuições da Secretaria de Planejamento:
(….)
III – coordenar, consolidar e supervisionar, em articulação com as Secretarias Municipais, a elaboração do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias, compreendendo os Órgãos e Unidades da Administração Direta e Indireta;
IV – elaborar o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias a ser encaminhado anualmente ao Poder Legislativo;
(….)
VI – revogado;
VII – revogado;
(….)
XVI – revogado;
(….)
§7º – Compõem a Secretaria Municipal de Planejamento:
(….)
III – revogado;
(….)
Art. 2º – (….).
§5º – revogado.
I – revogado;
II – revogado;
III – revogado;
IV – revogado;
V – revogado;
VI – revogado;
VII – revogado;
VIII – revogado.
Art. 3º – A estrutura básica da Secretaria de Planejamento é formada pelos seguintes cargos existentes no quadro do Poder Executivo:
(….)
VIII – revogado;
(….)

Art. 4º – Ficam acrescentados os incisos XXI….., ao artigo 2º da Lei Complementar nº 1.452/2019, com a seguinte redação:

Art. 2º- Compete à Secretaria Municipal de Finanças:
(….)
XXI – estabelecer a classificação funcional, institucional, da receita e despesa, de acordo a legislação em vigor;
XXII – acompanhar a execução orçamentária da Administração do Município em todos os seus níveis administrativos;
XXIII – processar, em tempo oportuno a identificação e classificação de receitas transferidas ou creditadas ao Município, adequando-as as especificações legais necessárias;
XXIV – coordenar, consolidar e supervisionar, em articulação com as Secretarias Municipais, a elaboração da Lei Orçamentária Anual, compreendendo os Órgãos e Unidades da Administração Direta e Indireta;
XXV – elaborar o projeto da Lei da Orçamentária Anual a ser encaminhado anualmente ao Poder Legislativo;

Art. 5º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete da Prefeita, 24 de março de 2021.

LUCIMAR CRISTINA DA SILVA FERREIRA
Prefeita

Desenvolvido por BetterDocs

Atenção Contribuinte!

Com intuito de facilitar a integração entre a Prefeitura e os contribuintes em débito com o município, nosso SETOR DE COBRANÇA ADMINISTRATIVA, vinculado a Secretaria Municipal de Finanças, está realizando contato também pelo WHATSAPP número: 21 97091-5617. Através desse novo canal é possível obter informações de débitos de IPTU, receber guia de parcelamento com parcela inadimplente, entre outros serviços.
Ao receber alguma mensagem referente a qualquer cobrança em nome da Prefeitura Municipal de Paracambi, certifique se foi emitida através do nosso WHATSAPP DO SETOR DE COBRANÇA ADMINISTRATIVA nº 21 97091-5617.

ATENÇÃO! ESTE CANAL É EXCLUSIVO PARA ASSUNTOS RELACIONADOS A IPTU! QUAISQUER OUTROS TÓPICOS NÃO RELACIONADOS LIGUE PARA (21)2683-9100 

(21)97091-5617