Direitos Humanos

Lorena Zacarias (Madrinha)
Lorena Zacarias, carinhosamente conhecida como Madrinha, é uma mulher de trajetória marcante no cenário social e político do estado do Rio de Janeiro. Reconhecida por sua dedicação à inclusão, à acessibilidade e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, destaca-se como uma das principais vozes em prol da transformação social, pautada pelo afeto, pela escuta e pela ação.
Atualmente, é Diretora do Instituto de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Baixada Fluminense (IDPP-BF). Lorena é bacharel em Direito, gestora, ativista social e atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), além de assessora da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Neste ano, assumiu o cargo de secretária de Direitos Humanos de Paracambi. Sua atuação é marcada pela criação e liderança de projetos que visam acolher, orientar e fortalecer populações vulnerabilizadas, sobretudo pessoas com deficiência e suas famílias.
Seus projetos de maior destaque são o programa “Paracambi Anticapacitista”, que visa combater o capacitismo e implementar ações efetivas de acessibilidade nos espaços públicos do município, e o evento “Vencendo o Cansaço e o Desafio de uma Mãe Atípica”, que promove acolhimento emocional, apoio técnico e valorização do papel das mães e cuidadoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Endereço: Rua Vereadora Dalila Fernandes, 181, Centro, Paracambi
Telefone:
Segunda à sexta, 08h às 17h.
E-mail: smdhumanos@paracambi.rj.gov.br
Quem somos?
A Secretaria de Direitos Humanos é responsável por desenvolver e colocar em prática políticas públicas voltadas à promoção e garantia dos direitos fundamentais no município. Sua atuação visa garantir a cidadania plena e ampliar a participação popular nas decisões que influenciam o desenvolvimento e a justiça social do município.
O que fazemos?
- Formulação e implementação de políticas públicas;
- Integração com instituições e parceiros;
- Combate à discriminação e à violência;
- Apoio e assistência a grupos vulneráveis;
- Promoção da cidadania.
