Educação


Galileu Ramalho Junior

Galileu Ramalho Junior, de 72 anos, é natural de Engenheiro Paulo de Frontin, cidade vizinha a Paracambi. Advogado por formação, dedicou grande parte de sua vida à educação, atuando como professor da rede pública estadual por 43 anos.

Na administração pública, foi vereador de Engenheiro Paulo de Frontin em 1988, ocasião em que também exerceu a presidência da Câmara Municipal. No município, também atuou como secretário de Governo e de Desenvolvimento Econômico.

Galileu foi ainda secretário de Governo em Paracambi em dois mandatos, de 2001 a 2008. Agora, está no cargo de secretário de Educação de Paracambi, com o objetivo de contribuir com sua experiência na formulação de políticas públicas e na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes do município.

Quem somos?

A Secretaria de Educação é responsável por planejar, coordenar e executar as políticas educacionais no âmbito do município, desde a educação infantil até o ensino fundamental, além da educação de jovens e adultos. Sua atuação visa assegurar o acesso e a qualidade do ensino público, com foco na promoção de uma educação democrática, inclusiva e integral.

 

O que fazemos?

  • Reduzir a taxa de evasão escolar;

  • Expandir o acesso às creches;

  • Promover a inclusão nos ambientes educacionais;

  • Garantir a permanência dos alunos na rede;

  • Ações de valorização ao profissional da educação.

Projetos

  •  Pré-técnico Municipal de Paracambi

A Prefeitura de Paracambi, por meio do Pré-técnico Municipal, oferece um curso preparatório gratuito para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é prepará-los para os processos seletivos das redes públicas de ensino para o Ensino Médio (Formação Geral e Formação Tecnológica).

O projeto visa não apenas o ingresso do aluno na escola pública de qualidade, mas também a formação de cidadãos participativos e capacitados para a tomada de decisões. Investir em educação qualificada é o caminho para formar os profissionais do futuro, que poderão preencher as vagas de emprego oferecidas pelas empresas instaladas no município, gerando assim maior desenvolvimento e circulação de capital em Paracambi.

Além disso, o curso amplia o tempo do aluno no ambiente escolar, oferecendo tranquilidade para as famílias e contribuindo para que os jovens permaneçam em um espaço seguro e de aprendizado.

 

  • Projeto Leitura

O Projeto Leitura da Prefeitura de Paracambi tem como missão desenvolver a capacidade de leitura e escrita como ferramentas fundamentais para a apropriação do mundo e a formação cidadã.

O projeto busca despertar o gosto pela leitura e conscientizar sobre sua importância na construção de um indivíduo crítico, competente e capaz de transformar a realidade à sua volta. Para isso, estimula e possibilita a participação ativa dos alunos em encontros e atividades que promovem não apenas a interpretação textual, mas também o desenvolvimento de seus talentos e habilidades.

O Projeto Leitura atende alunos desde a Pré-Escola até o 9º ano do Ensino Fundamental.

 

  • Brinquedoteca

A Brinquedoteca Municipal de Paracambi é um espaço que proporciona uma melhor utilização do ambiente escolar, oferecendo à comunidade, especialmente aos alunos e professores, um suporte pedagógico voltado para o lazer e o aprendizado lúdico.

Em um mundo cada vez mais digital, o espaço surge como uma oportunidade para os alunos aprenderem a valorizar brincadeiras, brinquedos e interações manuais. Através delas, as crianças podem manusear, construir, explorar a imaginação e desenvolver-se intelectual, emocional e socialmente.

O projeto atende alunos da Creche, Pré-Escola, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação Inclusiva.

 

  • Espaço das Ciências

O Espaço das Ciências de Paracambi é um ambiente interativo criado para despertar a curiosidade científica e complementar o aprendizado teórico com a prática experimental. O projeto visa tornar o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática mais dinâmico e acessível para os alunos.

Através de equipamentos, experimentos e atividades mão na massa, os estudantes são incentivados a questionar, investigar e descobrir, transformando-se em agentes ativos do próprio conhecimento. O espaço busca formar jovens pensadores, críticos e criativos, preparando-os para os desafios do futuro e potencialmente despertando vocações para carreiras científicas e tecnológicas.

O projeto é destinado a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

  • Intramuros

São espaços de ensino, pesquisa e experimentação, um laboratório de Ciências. Esse laboratório é equipado com materiais e instrumentos para proporcionar aos alunos e estudantes uma experiência prática e investigativa, fortalecendo o aprendizado na área de Ciências, como biologia, química e física. Tem o propósito de promover o aprendizado prático e a iniciação científica, permitindo aos alunos realizar atividades e experimentos. São equipados com materiais e instrumentos adequados para o estudo de diferentes áreas da ciência.  O projeto “Intramuros” visa expandir o ensino de ciência nas escolas.