Paracambi avança em inovação e projetos para a juventude
Paracambi avançou em iniciativas voltadas para a juventude com a criação, neste ano, da Secretaria Municipal de Juventude e Comunicação. A nova secretaria amplia a capacidade do município de desenvolver políticas públicas para o público jovem e já impulsiona a implementação de projetos voltados à educação, cultura, qualificação profissional e participação social.
Entre os projetos em desenvolvimento, estão o Game Craft, o Arenas do Futuro, o Comunica Jovem e o Imprimindo o Futuro. Além disso, a 1ª Audiência Pública de Juventudes de Paracambi foi realizada em agosto, com o objetivo de entender as principais demandas dos jovens e os desafios enfrentados em seus grupos e comunidades.
O secretário municipal de Juventude e Comunicação, Jean Henrique Fernandes, ressaltou o marco do protagonismo juvenil em Paracambi. “Nosso objetivo é garantir políticas públicas que dialoguem com a realidade dos territórios, ampliem o acesso à educação, à tecnologia, à cultura e à participação social, assegurando que a juventude seja parte ativa do desenvolvimento da cidade”.
As ações de inovação integram o programa Inova Paracambi, apresentado no Plano de Governo da Gestão Municipal, que tem como objetivo implementar políticas públicas voltadas à transformação da cidade em um modelo de desenvolvimento tecnológico. Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Senna, as iniciativas ampliam as oportunidades e a geração de empregos no município. “Estamos construindo uma cidade que valoriza o conhecimento e cria oportunidades para que nossos jovens tenham uma visão de futuro, possam empreender e transformar a realidade por meio da educação e da tecnologia”, afirmou.
As medidas reforçam o compromisso da Prefeitura Municipal em ampliar oportunidades e oferecer caminhos para o crescimento pessoal e profissional dos jovens do município. Confira alguns dos projetos que serão implementados no município:
- Game Craft
O Game Craft será a primeira escola pública de games da cidade, com foco na formação de jovens de 15 a 29 anos no universo dos jogos digitais. Com um espaço inovador de conhecimento, será a maior escola de games da Baixada Fluminense e a primeira com certificação federal, reforçando seu papel como hub de inovação e aprendizado.
O projeto é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Paracambi, por meio da Secretaria de Juventude e Comunicação, a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE) e a Light.
A sede do Game Craft será na Fábrica do Conhecimento e terá capacidade para atender mais de 400 alunos por mês. As obras estão em andamento, o piso já foi totalmente restaurado e a previsão de inauguração é para 2026.
- Arenas do Futuro
O Arenas do Futuro é um projeto que leva tecnologia de ponta a territórios periféricos por meio da criação de espaços gratuitos de formação em games, programação, inovação digital e produção de conteúdo, voltados especialmente para mulheres, pessoas negras e juventudes de baixa renda. Por meio de cursos, oficinas práticas, acompanhamento criativo e infraestrutura adequada, o programa permite que jovens tenham acesso a oportunidades de trabalho e bolsas por meio de parcerias com universidades e empresas.
- Comunica Jovem
O Comunica Jovem é um projeto que forma jovens negros, pardos e indígenas de Paracambi e Japeri para o mercado audiovisual, oferecendo um curso de 12 meses no qual o celular é a principal ferramenta de criação. Com aulas teóricas, práticas e atividades de campo, os participantes aprendem a produzir vídeos, fotografias e mini documentários que retratam a cultura e o cotidiano local.
- Imprimindo o Futuro
O Imprimindo o Futuro é um projeto que democratiza o acesso à tecnologia ao capacitar jovens de Paracambi em modelagem e impressão 3D, formando-os dentro da cultura maker para criar soluções reais para o próprio território. A formação prática estimula autonomia aos participantes para desenvolverem protótipos e objetos úteis para a comunidade. O programa também amplia o laboratório de impressão 3D do IFRJ Paracambi, transformando-o em um espaço aberto de experimentação e tecnologia.

