O que já aconteceu até aqui na Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi
A primeira edição da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi segue em ritmo intenso. Nos primeiros dias de evento, já foram realizadas dezenas de atividades, entre palestras, oficinas, workshops e exposições. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Espaço da Ciência de Paracambi e a Fundação Cecierj.
Entre os destaques da programação estão o 8º Festival de Cine Educação – “Vidas Programadas, Mundo Digital, IA e Futuros Positivos”, que promoveu debates a partir de uma série de filmes sobre os impactos éticos e sociais da tecnologia, e a palestra “Como a Inteligência Artificial vai mudar o mundo”, com Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, que apresentou tendências e dilemas da IA no cenário global.
Na terça-feira (22), ocorreu a 15ª edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI), que teve como tema “Biodiversidade marinha, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico para gerações futuras”. A feira reuniu estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico, EJA e Ensino Superior das redes pública e privada do município, com projetos voltados à preservação ambiental.
O lançamento do livro “A pesquisa na educação superior tecnológica”, promovido por docentes da Faeterj, destacou a importância de fortalecer a produção científica nesse segmento, além de inspirar estudantes e profissionais.
A programação conta com o apoio das instituições presentes na Fábrica do Conhecimento, como o IFRJ, Faeterj, Faetec e Cederj, o que reforça a parceria entre o poder público, o setor acadêmico e a comunidade.

