Ciência, Tecnologia e Inovação

Carlos Alberto de Senna Costa

Formado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Feuduc) e MBA em Administração Pública, Carlos Senna possui uma vasta experiência na administração pública.

Trabalhou, por 29 anos, no Centro Panamericano de Febre Aftosa, instituição de Pesquisa da Organização Panamericana da Saúde (OPS/OMS). Também atuou como assessor especial da Presidência da FAETEC-RJ, entre 2013 e 2014, onde desenvolveu um importante trabalho de integração e reordenação das unidades de qualificação profissional.

Na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, exerceu os cargos de ouvidor-geral e subsecretário de Comunicação. Sua trajetória reúne, ainda, os cargos de assessor parlamentar na Câmara de Deputados e coordenador do Parque Tecnológico na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Carlos Senna é um dos fundadores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). No município, tornou-se membro do Comitê de Ética Científico da Fundação Estatal Municipal de Saúde de Maricá (Femar), bem como de seu Conselho Curador.

Em 2023, assumiu o cargo de assessor especial da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua atuação envolvia questões estratégicas e a formulação de políticas públicas focadas em inovação e desenvolvimento tecnológico.

Em janeiro de 2025, assumiu a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi. Entre suas principais missões à frente da pasta estão a implementação do Governo Digital e a criação de um polo de inovação aberta na cidade.

Quem somos?

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação promove e incentiva políticas públicas de pesquisa científica e inovação. Também realiza eventos e busca a democratização do acesso ao universo digital e à ciência.

 

O que fazemos?

  • Implementação do Governo Digital;
  • Criação de um polo de inovação aberta no município;
  • Fomento à inovação e à pesquisa científica;
  • Incentivo à educação científica e tecnológica;
  • Popularização da ciência e da tecnologia; 
  • Busca pela inclusão digital e acesso à tecnologia.