Proteção e Políticas para Mulher

Roberta Fornasier Correa
Nascida em 5 de setembro de 1975, na cidade de Paracambi/RJ, Roberta atua na área da educação há mais de 23 anos. Mulher negra, é oriunda da escola pública e defensora incansável da educação como direito universal.
Iniciou sua trajetória no município em 2002, como professora, e logo destacou-se pelo compromisso em tornar as aulas um espaço de acolhimento e estímulo intelectual. Posteriormente, assumiu um desafio estratégico como Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, posição em que implementou políticas voltadas à qualificação docente e à modernização curricular.
Se destacou nas funções de Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de diretora adjunta da Escola Municipal Prefeito Hélio Ferreira da Silva. Roberta deixou um legado marcante na educação de Paracambi e impactou centenas de pessoas, reescrevendo trajetórias de exclusão.
Agora, como secretária de Proteção e Políticas Públicas para Mulheres, quer impulsionar o crescimento de uma cidade ao promover igualdade de gênero, autonomia econômica e bem-estar das mulheres. Sua atuação eficaz fortalece a participação social feminina e promove benefícios para toda a comunidade.
Rua Francisco Guida, 36 – Lages – Paracambi
Telefone:
Segunda à sexta, 08h às 17h
Quem somos?
A Secretaria Municipal de Proteção e Políticas para Mulher é o órgão responsável por desenvolver, coordenar e colocar em prática políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, à igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência. Além disso, cabe à secretaria ampliar a participação feminina na sociedade e planejar programas que contribuam para o empoderamento das mulheres.
O que fazemos?
- Acompanhar projetos de interesse da bancada feminina;
- Receber e encaminhar denúncias aos órgãos competentes;
- Cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher;
- Elaborar políticas públicas para as mulheres;
- Garantir os direitos das mulheres;
- Promover a autonomia e a igualdade das mulheres;
- Enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres.
Projetos
- CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Oferece atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência e descriminação de gênero. As ações do CEAM visam o fortalecimento das mulheres para superação de violência e o resgate de seus direitos e cidadania.
Local: Avenida dos Operários, 454 – Centro.
Contato: (21) 2683-9176
Whatsapp: (21) 97352-6560
- Acolhimento individualizado – atendimento com psicóloga, apoio terapêutico e orientações.
- Acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade – suporte emocional, social e encaminhamentos necessários para garantia de direitos.
- Acolhimento às pacientes oncológicas – acompanhamento através da navegação não clínica, apoio em rodas de conversa e atividades de fortalecimento emocional.
- Atividades físicas e culturais – aulas de dança, exercícios de bem-estar e defesa pessoal, promovendo saúde, autoestima e segurança.
- Oficinas e encontros temáticos – espaços de diálogo, troca de experiências e desenvolvimento pessoal.
- Cursos profissionalizantes – oportunidades de capacitação para inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
- Palestras educativas e institucionais – temas voltados para saúde, autoestima, prevenção à violência e valorização da mulher.
