Proteção e Políticas para Mulher

Débora de Paula Santos
Débora de Paula Santos é natural de Paracambi e formada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ex-nadadora profissional, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, o esporte e o desenvolvimento social.
Coordenou o projeto de Horário Integral Escolar e participou como instrutora do Projeto Alfabetização Solidária, promovido pela UFRRJ. Engajada em diversas frentes comunitárias, foi presidente da associação de moradores de Cabo Frio e idealizou o projeto “Empreendedores de Tamoios”, com foco no fortalecimento da economia local.
Ainda hoje atua como instrutora no Projeto Jovens Guardiões, voltado à formação cidadã e à preservação ambiental. De 2018 a 2024, prestou serviço voluntário no Projeto Botinho, uma tradicional iniciativa do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro voltada à educação aquática de crianças e adolescentes.
A Secretaria de Proteção e Políticas Públicas para Mulheres pode impulsionar o crescimento de uma cidade ao promover igualdade de gênero, autonomia econômica e bem-estar das mulheres. Com políticas de inclusão, enfrentamento à violência, acesso à educação e apoio ao empreendedorismo, contribui para uma sociedade mais justa e desenvolvida. Sua atuação eficaz fortalece a participação social feminina e promove benefícios para toda a comunidade.
Rua Francisco Guida, 36 – Lages – Paracambi
Telefone:
Segunda à sexta, 08h às 17h
Quem somos?
A Secretaria Municipal da Mulher é o órgão responsável por desenvolver, coordenar e colocar em prática políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, à igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência. Além disso, cabe à secretaria ampliar a participação feminina na sociedade e planejar programas que contribuam para o empoderamento das mulheres.
O que fazemos?
- Acompanhar projetos de interesse da bancada feminina;
- Receber e encaminhar denúncias aos órgãos competentes;
- Cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher;
- Elaborar políticas públicas para as mulheres;
- Garantir os direitos das mulheres;
- Promover a autonomia e a igualdade das mulheres;
- Enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres.
Projetos
- CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Oferece atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência e descriminação de gênero. As ações do CEAM visam o fortalecimento das mulheres para superação de violência e o resgate de seus direitos e cidadania.
Local: Avenida dos Operários, 454 – Centro.
Contato: (21) 2683-9176
Whatsapp: (21) 97352-6560
- Acolhimento individualizado – atendimento com psicóloga, apoio terapêutico e orientações.
- Acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade – suporte emocional, social e encaminhamentos necessários para garantia de direitos.
- Acolhimento às pacientes oncológicas – acompanhamento através da navegação não clínica, apoio em rodas de conversa e atividades de fortalecimento emocional.
- Atividades físicas e culturais – aulas de dança, exercícios de bem-estar e defesa pessoal, promovendo saúde, autoestima e segurança.
- Oficinas e encontros temáticos – espaços de diálogo, troca de experiências e desenvolvimento pessoal.
- Cursos profissionalizantes – oportunidades de capacitação para inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
- Palestras educativas e institucionais – temas voltados para saúde, autoestima, prevenção à violência e valorização da mulher.
