Dia da Diretora Escolar: entrevista com Fátima Mesquitella

A professora de Geografia Fátima Mesquitella é diretora da Escola Municipal Phirro do Valle há 16 anos e falou para a Prefeitura de Paracambi sobre alguns desafios e lições da direção escolar.

Fátima Mesquitella é professora da rede municipal de educação há 40 anos. Professora de Geografia, começou a carreira na Escola Roberto Silveira, quando ainda funcionava onde hoje é o Hospital Municipal Dr. Adalberto da Graça. Passou pelas escolas Carlos Nabuco e Nicola Salzano e, há 16 anos, está à frente da Escola Municipal Hortência Phirro do Valle. Pelo longo e belíssimo trabalho desenvolvido, a diretora foi escolhida para responder algumas perguntas da Prefeitura de Paracambi pelo dia 12 de novembro, quando é comemorado o Dia do Diretor Escolar. Confira a entrevista:

Prefeitura de Paracambi: Quais são os maiores desafios na direção de uma escola?
Fátima Mesquitella: O principal desafio é fazer primeiro o ambiente com a comunidade; fazer um bom trabalho pedagógico, para que os nossos alunos colham frutos e, claro, manter uma boa equipe para termos um bom funcionamento na escola.

PMP: Quais são as principais lições que você aprendeu estando à frente do Phirro do Valle?
FM: Nesses 16 anos na direção, aprendi como é importante manter um bom relacionamento com a comunidade, além de tornar a escola um espaço mais inclusivo. Outra lição importante é saber ouvir o profissional antes de qualquer decisão, conversar com os pais e alunos, saber o que eles desejam para a educação. Essas interações são essenciais para criar os nossos planejamentos. Tudo isso é um aprendizado muito bom para o nosso dia-a-dia.

PMP: O que você sonha para a educação do município?
FM: Estou há 40 anos na Educação e, como todo professor, sonho em ver nossa categoria sendo valorizada. Além disso, sonho que a qualidade da nossa educação seja mantida, porque Paracambi tem um destaque, é muito bem qualificada.

PMP: Deixe um recado para as outras diretoras pelo dia 12/11.
FM: Um abraço para todas as minhas colegas, guerreira,s pois não é fácil assumir uma direção. E independente de crise, vejo que todas estão empenhadas em fazer o melhor, defendendo o pedagógico, o aluno, o profissional. Todas são muito comprometidas. Deixo um abraço e um beijo no coração de todas elas.

Ser diretor é assumir um grande desafio, uma aposta alta na vida de tantos alunos e profissionais. A Prefeitura de Paracambi parabeniza a todas as diretoras escolares pelo seu dia com a certeza que todas desempenham trabalhos grandiosos na vida da comunidade que pertencem. Parabéns!

CPD

Centro de Processamento de Dados