Central de Fiscalização do Parque Municipal do Curió: Veja o projeto

Começaram as obras do espaço onde irá funcionar a futura Central de Fiscalização do Parque Natural Municipal do Curió (PNMC). O local dará suporte para o turismo ecológico de Paracambi e será a porta de entrada do nosso Parque Natural, onde Guardas Ambientais estarão orientando os visitantes e pesquisadores no acesso às trilhas ecológicas, que servirá também para atividades ambientais desenvolvidas em toda a região, sejam nas áreas científicas, educacionais ou turísticas. Esta é a primeira de duas obras que irão estruturar a Unidade de Conservação (UC) Parque Natural Municipal do Curió.

Com a construção da Central de Fiscalização, os Guardas Ambientais da Unidade poderão desempenhar funções prioritárias relacionadas ao controle e fiscalização de atividades lesivas ao meio ambiente. Por estar próxima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dentro da Zona de Amortecimento da UC, as ações em conjunto se tornarão ainda mais eficientes.

O espaço está sendo construído com recursos de compensação ambiental da Empresa Xingu Rio – Transmissora de Energia, recurso totalmente direcionado para o Parque do Curió, que localiza-se a poucos metros da Fábrica do Conhecimento, somando ainda mais conteúdo e informação com os cursos já existentes de graduação, tecnológicos, técnicos e profissionalizantes mantidos pelo IFRJ, CEDERJ, FAETERJ, CETEP/FAETEC, Escola de Música Vila Lobos e as Escolas Municipais de Artes.