Projeto ‘Cuidando de quem cuida’ leva ginástica laboral às equipes de saúde

Os profissionais da rede de saúde foram os mais afetados pela pandemia de COVID-19. Durante todo este período, as equipes que trabalham na linha de frente no enfrentamento à doença tiveram suas rotinas de trabalho bastante intensificadas, impactando diretamente fatores físicos e psicológicos em médicos, enfermeiros e técnicos, por exemplo. Com o aumento significativo nas demandas e nos números de atendimentos, é comum o desenvolvimento de instabilidade no nível de ansiedade, cansaço, e estresse físico e psicológico. E uma das principais recomendações para evitar esta instabilidade é a Ginástica Laboral.

• O QUE É GINÁSTICA LABORAL ?

A Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos voltada para funcionários dentro de seu local de trabalho. Suas vantagens são as mesmas da maioria dos exercícios físicos, como prevenção de lesões e doenças crônicas, relaxamento do corpo, e redução de dores. Seu diferencial consiste no ambiente onde ela é realizada: os exercícios, que duram em média entre 10 e 20 minutos, trazem muitos benefícios quando feitos no local de trabalho. Entre as vantagens destacam-se a diminuição dos problemas causados por movimentos repetitivos, diminuição dos casos de acidente de trabalho e número de afastamentos médicos e aumento da produtividade.

• PROJETO CUIDANDO DE QUEM CUIDA

A Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com a Secretaria de Saúde, está levando às equipes do Hospital Municipal Dr. Adalberto da Graça o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, que visa a qualidade de vida dos profissionais que atuam incansavelmente na linha de frente. De segunda à sexta-feira, a partir das 8h da manhã, a Superintendência de Esportes oferece uma série de exercícios físicos para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem diminuindo a exaustão e evitando uma série de problemas ocupacionais causados pela jornada de trabalho. Todos os exercícios são realizados em espaços abertos e com pequenos grupos, evitando aglomerações e proximidade entre os funcionários, respeitando sempre todos os protocolos de segurança.