Programa Municipal de Educação Ambiental- ProMEA realiza diversas ações em Paracambi

O Programa Municipal de Educação Ambiental -ProMEA da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, com supervisão da Associação PróGestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e executado pela Myr Projetos Sustentáveis, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Paracambi.

A elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos está realizando diversas ações em Paracambi, dentre elas: capacitação, oficinas e seminários.

A etapa de capacitação contou com dois dias de capacitação para os atores sociais envolvidos, membros do Grupo de Acompanhamento e do Grupo de Trabalho.

Seminário Tecendo o ProMEA - Costurando diálogos em Educação Ambiental
Seminário Tecendo o ProMEA – Costurando diálogos em Educação Ambiental

A primeira oficina ocorreu no último dia 6 de Outubro, no auditório da IFRJ, na Fábrica do Conhecimento, às 9 horas, junto às Secretarias Municipais envolvidas no programa, bem como diversos atores sociais da região, integrando portanto a Fase de Diagnóstico Social Participativo. Você pode conferir o release clicando aqui. A próxima oficina será realizada no dia 18 de Novembro, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores e é aberto ao público.

Oficina Participativa de Diagnóstico realizada no dia 6 de Outubro
Oficina Participativa de Diagnóstico realizada no dia 6 de Outubro.

HISTÓRICO:
O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu – Mirim concluiu e aprovou em 2018,  através da Resolução Comitê Guandu nº 139, o Plano Estratégico de Recursos Hídricos (PERH Guandu), documento
norteador das decisões do Comitê e um dos pilares da gestão integrada e participativa dos recursos hídricos nessa bacia hidrográfica. A partir dele são apontadas ações e metas de curto e médio prazo visando à conservação,
proteção e recuperação das águas, em quantidade e qualidade, atendendo toda a população atual e futura, procurando resolver ou minimizar conflitos de uso.

Convite: Se você deseja fazer parte do grupo de trabalho entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Visita de campo junto à empresa Myr junto com o Grupo de Acompanhamento do Promea feita em pontos estratégicos do município
Visita de Campo

Arquivos do PROMEA: