Participe da Consulta Pública Sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) de Paracambi

Cartaz ProMEA

A Prefeitura de Paracambi, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e a Myr Projetos Sustentáveis, convidam toda a população para participar do processo de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). A participação popular deve ser feita através da consulta pública, que estará disponível até 30 de abril de 2024, via formulário on-line.

Tanto a versão preliminar do ProMEA Paracambi, que já está disponível para leitura no link https://paracambi.rj.gov.br/meio-ambiente/promea/ , e o formulário que deve ser preenchido com contribuições dos moradores, podem ser acessados pelo link https://forms.office.com/r/ii2YCaX0ui

A iniciativa pretende ampliar a participação social de toda a população e de setores interessados na discussão acerca da Educação Ambiental, mobilizando a sociedade para apontar suas demandas e necessidades no âmbito municipal.

O que é o ProMEA?

O ProMEA é um guia de diretrizes e desejos construídos coletivamente que vai ser usado como base para a construção de toda política e atividades municipais de educação ambiental. O seu objetivo principal é a promoção de mudanças em direção à melhoria do município pelo desenvolvimento sustentável, fortalecimento de redes de educação ambientais locais, conscientização e sensibilização da população para a conservação do meio ambiente e um rico processo de educação ambiental.

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo junto aos atores sociais e com os diferentes aportes financeiros disponíveis em cada município. Tais ações são fundamentais para repercutir no âmbito das políticas municipais a importância do equilíbrio ecológico, os direitos e deveres individuais e coletivos referentes ao meio ambiente, o conhecimento dos benefícios da natureza e a história socioambiental local. Dessa forma, com a compreensão das origens e consequências dos problemas ambientais da região é possível a construção coletiva de soluções.

A participação da sociedade na elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental de Paracambi é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes nessa área. Sendo assim, a Consulta Pública do ProMEA é um momento para que a população do município possa contribuir na construção do Programa com informações adicionais, críticas e sugestões. Participe!

CPD

Centro de Processamento de Dados