=LEI MUNICIPAL N° 1.286, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017=

Estado do Rio de Janeiro
Município de Paracambi
Gabinete do Prefeito(a)

   

“Autoriza a criação da Fundação de Artes do Município de Paracambi, e dá outras providências”

A CÂMARA MUNICIPAL DE PARACAMBI, Estado do Rio de Janeiro, aprovou e eu, PREFEITA DO MUNICÍPIO, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º – Fica o Poder Executivo autorizado a criar a Fundação de Artes do Município de Paracambi (FUNAP), que terá por finalidade promover, incentivar e amparar, em todo território do Município, a prática, o desenvolvimento e a difusão das atividades artísticas e culturais, especialmente nos campos da música, dança e teatro.
§1º – A Fundação, com sede e foro no Município, terá duração indeterminada e será vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, e adquirirá personalidade jurídica com a inscrição da escritura pública de sua constituição no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
§2º – A estrutura e o funcionamento da FUNAP reger-se-ão por estatuto, aprovado pela Prefeita, e por normas complementares do Secretário de Cultura e Turismo.
§3º – Mediante ato do Poder Executivo, serão incorporados à FUNAP:
a) – a Escola de Música Nogueira do Trombone (Lei Municipal 966/2010); Curso de
Balé e Dança Canto do Curió Paracambi (Lei Municipal 1.029/2012); e a Companhia de Teatro Municipal.
b) – outros órgãos da Secretaria de Cultura e Turismo que se destinem à finalidade prevista no “caput” deste artigo.
§ 4º – A incorporação de que trata o § 3° implica na transferência dos bens imóveis utilizados para seu funcionamento, se do patrimônio do Município, e dos bens móveis, acervo, instalações, atribuições e dotações orçamentárias destinadas aos órgãos incorporados, para o exercício de suas atividades.

Art. 2º – A autoadministração da FUNAP, bem como as prerrogativas e os direitos inerentes à sua personalidade jurídica de entidade pública descentralizada, serão exercidas, especialmente, pela capacidade de:
I – gestão administrativa:
a) organizar o quadro de pessoal com qualificação profissional adequada ao pleno desempenho das atribuições da Fundação, de acordo com seus recursos orçamentários, de forma a garantir a qualidade de seus serviços e ações;
b) normatizar a gestão de recursos humanos, definindo critérios e condições de admissão e contratação permanente ou não de pessoal, observada a legislação vigente;
c) instituir políticas permanentes de formação e desenvolvimento de seu quadro de pessoal;

d) zelar pelo cumprimento das normas disciplinares e, se for necessário, encaminhar à Secretaria de Administração os casos a serem apurados;
e) estabelecer a política de organização interna de serviços e sua modernização;
f) realizar os procedimentos referentes a compras, licitação e contratos administrativos;
g) estabelecer sua própria política de aquisição, utilização e manutenção de materiais, serviços e equipamentos.
II – gestão orçamentária, financeira e patrimonial:
a) elaborar a proposta orçamentária, discriminando receitas e despesas com base na estimativa da produção de serviços de seu Plano Anual de Trabalho;
b) administrar os recursos financeiros, os bens móveis e imóveis que estejam sob sua responsabilidade por força de lei, convênio, consórcio, delegação ou qualquer outro instrumento congênere;
c) controlar a execução orçamentária e a aplicação das dotações e recursos financeiros, bem como estabelecer normas internas de execução e controle do orçamento e remanejamento de verbas, sem prejuízo dos demais controles e/ou tutelas administrativas exercidos pela Administração Direta do Poder Executivo Municipal.

Art. 3º – Ficam transferidos do patrimônio do Município para o patrimônio da FUNAP os bens móveis e imóveis atualmente utilizados nas seguintes unidades administrativas:
I – Escola de Música Nogueira do Trombone (Lei Municipal 966/2010);
II – Curso de Balé e Dança Canto do Curió Paracambi (Lei Municipal 1.029/2012); e
III – Companhia de Teatro Municipal.

Art. 4º – Constituirão recursos da FUNAP:
I – dotação orçamentária consignada anualmente no orçamento do Município;
II – renda resultante da remuneração de serviços prestados;
III – renda patrimonial, inclusive a proveniente de cessão, concessão e permissão de uso de bens imóveis;
IV – subvenção ou auxílio de órgão e entidade pública ou privada, de caráter nacional, estrangeiro ou internacional;
V – recurso proveniente de incentivo fiscal;
VI – contribuições e donativos em geral;
VII – empréstimos;
VIII – renda proveniente de aplicação financeira;
IX – outras rendas.

Art. 5º – O Poder Executivo designará uma Comissão para proceder ao levantamento do patrimônio dos órgãos municipais para sua transferência ao patrimônio da FUNAP.

Art. 6º – A Estrutura da FUNAP compreende a Presidência e os níveis hierárquicos previstos nesta Lei e regulamentados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

Parágrafo Único. Os órgãos da Fundação obedecerão ao seguinte escalonamento hierárquico:
I – 1° grau hierárquico: Presidência;
II – 2° grau hierárquico: Coordenadoria;
III – 3° grau hierárquico: Diretoria;
IV – 4° grau hierárquico: Gerência.

Art. 7º – O Estatuto da FUNAP detalhará as competências dos cargos mencionados no artigo anterior.

Art. 8º – O Quadro de Pessoal da FUNAP será constituído por:
I – empregados públicos permanentes;
II – empregados ocupantes de emprego em comissão ou de confiança;
III – contratados por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da legislação específica;
IV – servidores públicos cedidos por órgão ou entidade de administração municipal, estadual ou federal.
§1º A contratação de empregados permanentes dependerá de prévia aprovação em concurso público, e para os empregos em comissão ou de confiança, dar-se-á por livre nomeação e exoneração do Chefe do Executivo, nos termos da legislação vigente.
§2º Os servidores de que trata o inciso IV deste artigo poderão desempenhar função na Fundação mediante celebração de convênio.
§3º – É admitida a contratação de colaboradores eventuais sem a existência de relação de emprego por prazo determinado, para a prestação de serviços especiais, na forma da legislação em vigor.

Art. 9º – A FUNAP organizará seu quadro de pessoal mediante plano de empregos, carreira e salários.

Art. 10 – O regime jurídico que regerá as relações de trabalho da FUNAP será o previsto na Consolidação das Leis de Trabalho, disciplinado no Decreto-lei nº 5.452, de 1° de maio de 1943 e demais normas pertinentes.

Art. 11 – Os salários dos empregos permanentes da FUNAP serão definidos em lei específica.
Parágrafo único – Os salários dos empregos em comissão ou de confiança da FUNAP terão a mesma simbologia e valor remuneratório dos cargos em comissão da Administração Central, da seguinte forma:
I – Presidente – símbolo CC-1;
II – Coordenador de orçamento e contabilidade – símbolo CC-2;
III – Coordenador de Controle Interno – símbolo CC-2;
IV – Coordenador de artes musicais – símbolo CC-2;
V – Coordenador de artes de dança – símbolo CC-2;
VI – Coordenador de artes teatrais – símbolo CC-2;

Art. 10 – Será fixada, por decreto, a data de entrada em operação da FUNAP, após aprovação do respectivo Estatuto e registro da escritura de constituição no Registro Civil das Pessoas Jurídicas competente.

Art. 11 – Caberá à Administração Central do Município providenciar estabelecimento para abrigar a sede da FUNAP, bem como providenciar sua organização, seu sistema de gestão contábil e financeira e sua estrutura administrativa.

Art. 12 – A FUNAP poderá ser extinta:
I – mediante lei;
II – mediante decisão judicial.

Art. 13 – Fica o Poder Executivo autorizado a reprogramar o orçamento, com abertura de créditos suplementares, com ou sem criação de elemento de despesa, bem como abrir crédito especial, a partir da vigência desta Lei, nos termos dos artigos 42 e 43, da Lei n?4320, de 17 de março de 1964, para a consecução de seu objeto.

Art. 14 – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Gabinete da Prefeita, 27 de dezembro de 2017.


Desenvolvido por BetterDocs

Atenção Contribuinte!

Com intuito de facilitar a integração entre a Prefeitura e os contribuintes em débito com o município, nosso SETOR DE COBRANÇA ADMINISTRATIVA, vinculado a Secretaria Municipal de Finanças, está realizando contato também pelo WHATSAPP número: 21 97091-5617. Através desse novo canal é possível obter informações de débitos de IPTU, receber guia de parcelamento com parcela inadimplente, entre outros serviços.
Ao receber alguma mensagem referente a qualquer cobrança em nome da Prefeitura Municipal de Paracambi, certifique se foi emitida através do nosso WHATSAPP DO SETOR DE COBRANÇA ADMINISTRATIVA nº 21 97091-5617.

ATENÇÃO! ESTE CANAL É EXCLUSIVO PARA ASSUNTOS RELACIONADOS A IPTU! QUAISQUER OUTROS TÓPICOS NÃO RELACIONADOS LIGUE PARA (21)2683-9100 

(21)97091-5617